Fala pessoal, tudo bem?

Hoje você vai aprender sobre a importância da educação financeira para a sua vida, e não estamos de brincadeira! A educação financeira é uma ótima ferramenta que podemos usar praticamente todos os dias, sim, todo santo dia. Seja em uma situação como ir às compras no supermercado ou até nas mais complexas, como nos investimentos. Ela nos ajuda a tomar melhores decisões quanto ao uso do nosso precioso dinheiro, afinal de contas, dinheiro também pode ser entendido como o tempo que você dedicou de sua vida para fazer alguma atividade que lhe permita sobreviver na sociedade, tempo é vida, e não vamos desperdiçar nosso tempo trabalhando horas e horas do nosso dia, para que no final façamos escolhas ruins com os frutos do nosso trabalho. A educação financeira tem que ser aprendida desde cedo, pois quanto mais cedo agirmos, seja para conosco ou para nossos filhos que continuam crescendo, colheremos bons frutos futuramente. Agora, vamos definir o que é a educação financeira? Vamos lá. “Educação financeira é o processo de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para administrar de forma consciente e eficiente recursos financeiros, promovendo o equilíbrio entre ganhos, gastos, investimentos e dívidas, visando alcançar segurança e bem-estar econômico a curto e longo prazo.” Conseguiu entender? Que ótimo então. Estamos no caminho certo. A educação financeira como você acabou de ver, tem uma relação muito próxima com a qualidade de vida, porque digamos que você tenha um ótimo trabalho e ganha um bom salário, mas no final do mês as contas não fecham e não sobra dinheiro algum para que você possa planejar os seus objetivos. Você está tendo uma má qualidade de vida, pois o dinheiro tem muita influência sobre a nossa paz mental, ficamos ansiosos, estressados, podendo acabar buscando refúgio, na prática de comprar cada vez mais, ou até mesmo no uso de álcool, ou drogas, note que é uma reação em cadeia, podendo ter grandes impactos em nossa vida social, profissional e familiar. Um dos objetivos da educação financeira é evitar que problemas como esses possam surgir, porque quando aprendemos a gerenciar de forma eficiente o nosso dinheiro, fazemos um melhor controle de despesas, nós gastamos menos; já que gastamos menos, isso irá implicar na prevenção do endividamento; menos endividamento pode gerar um acúmulo de patrimônio, justamente porque irá sobrar mais dinheiro para você.

Endividamento está prejudicando a saúde mental dos brasileiros. Fonte: g1.globo.com

Veja na imagem acima, que o endividamento excessivo pode causar estresse, ansiedade e depressão. Não é isso que queremos para nossas vidas, só o fato de você já estar lendo esse post, mostra o quanto você se interessa pelo assunto e quer ter uma saúde financeira, meus parabéns a você, porque muitas pessoas despertam essa vontade de resolver os problemas quando eles já estão desmoronando sobre suas cabeças, resolver eles quanto antes, pode lhe trazer ótimas noites de sono. Vai por mim.

Se é do seu interesse aprender mais sobre Educação Financeira, siga nossas redes sociais. Seja no Instagram ou no YouTube, iremos colocar muito conteúdo que pode fazer diferença no seu dia a dia.

Abraços e Bons Investimentos.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Ir para o WhatsApp?